quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trocando em miúdos: É impossível ir ao centro da Terra

Há dois empecilhos principais para essa tarefa: Dificuldade de perfurar a Terra e características físicas como a temperatura e a pressão. Temperatura e pressão são de maior importância, pois, mesmo que o homem tivesse tecnologia suficiente para chegar até muito próximo do núcleo, não suportaria as suas elevadas taxas.


O máximo que o homem já chegou foi a aproximadamente 13.000 metros, ou seja, ainda na crosta terrestre, ao passo que para chegar ao núcleo, teria que percorrer mais 20.000 metros, aproximadamente. 


Existe uma propriedade conhecida pelos estudiosos do solo como Gradiente Geotérmico, que mostra as alterações na temperatura, de acordo com a profundidade das escavações. Em média, a cada 33 metros de escavação, há um aumento de 1 grau. O motivo para esse aumento é a proximidade com o manto da Terra. Quanto mais perto dele estiverem, maior será a influência do calor gerado pelo magma (rocha fundida composta por diversos elementos químicos), que pode variar entre 700 e 1300 graus célsius.



2 comentários: